miércoles, 4 de febrero de 2026

https://kaosenlared.net/brasil-ee-uu-casa-branca-conselho-de-paz-geopolitica-convite/


Brasil-EE.UU.-Casa Branca-“Conselho de Paz”-Geopolítica. “Convite”

Convite de Trump para Conselho da Paz é risco de enfraquecimento da ONU. Não pode ser tratado como secundário. Governo brasileiro avalia estratégia diplomática e recusar o convite.


Otávio Rosso

 Estratégia Diplomática

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisa uma estratégia diplomática para recusar, de maneira cuidadosa, o convite feito por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para que o Brasil e o próprio Lula integrem um chamado “conselho de paz” criado pela Casa Branca.

Palácio do Planalto

A avaliação no Palácio do Planalto é de que a iniciativa representa um risco concreto de esvaziamento do papel das Nações Unidas como principal fórum multilateral de negociação internacional. As informações são do UOL.

O governo brasileiro fechou entendimento de que esse risco não pode ser tratado como secundário. A preocupação é que a criação de instâncias paralelas enfraqueça a ONU, justamente em um momento de intensificação de conflitos e disputas geopolíticas no cenário global.

Narendra Modi e  Mahmoud Abbas

Na última quinta-feira (22), Lula discutiu o tema em conversas com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

Esses líderes, assim como seus países, não foram convidados por Trump a integrar o conselho, cuja primeira “missão” anunciada seria a reorganização do território da Faixa de Gaza, devastado após sucessivos ataques de Israel.

Ganhar Tempo

A estratégia em estudo no Planalto é ganhar tempo e adiar um posicionamento definitivo. A ideia é trabalhar com o fator temporal enquanto se constrói um discurso que reafirme a necessidade de reformas no sistema internacional, sem abrir mão da ONU como espaço legítimo e central para o debate geopolítico multilateral.

redacao@brasil247.com.br.

https://www.brasil247.com/mundo/lula-avalia-forma-cuidadosa-de-recusar-convite-de-trump-para-conselho-da-paz#:~:text=APOIE%20o%20247,Paz%20%7C%20Brasil%20247

PS do Colaborador:

Cine Brasil

* O Homem que Desafiou o Diabo é um filme de comédia brasileiro, lançado em 28 de setembro de 2007 e dirigido por Moacyr Góes, baseado na obra As Pelejas de Ojuara do escritor potiguar Nei Leandro de Castro, que também é roteirista do filme.[1]

Elenco

Fotoarte: “ O Convite”

 

 

Compartir



 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Bienvenido a nuestra pagina informativa y gracias por su participacion .